sábado, 10 de março de 2012

40


As coisas têm o significado que atribuímos a elas, não há verdades absolutas e definições definitivas. Por isso cada um tem o direito (nem sempre e nem em todo lugar) de acreditar naquilo que quer. Eu sou uma pessoa de ciências humanas, mas os números sempre me chamaram a atenção, me aprofundei um pouco em Pitágoras e achei fascinante, porém minha mente não foi construída para isso e meu entendimento é bem limitado, e acho que estou perdendo muita coisa, mas não se pode ter tudo.

Longe da ciência muito se fala de numerologia, do que eu entendo menos ainda, tenho umas vagas noções vindas de leituras por mera curiosidade (eu quero saber tudo, quase tudo me interessa).

E um número especificamente tem um significado muito ligado à religião, e em plena quaresma, venho aqui falar do número 40. Moisés ficou 40 dias e noites no Monte Sinai para receber a Torah. O povo escolhido (não vou discutir quem escolheu ou quem se achou preterido) passou 40 anos no deserto a caminho da Terra Prometida. O dilúvio durou 40 dias. Jesus por sua vez passou 40 dias no deserto sendo tentado por ___ (preencha aqui o nome que você gosta de dar a ele, minhas opiniões a respeito dele são controversas) e depois da ressurreição esteve na Terra por 40 dias. Essas são as familiares para mim, tenho certeza que outras crenças devem ter seus números 40, que por sinal creio que está presente em medidas templárias da maçonaria, maçons me corrijam se eu estiver falando bobagem, afinal sou mulher não posso ser maçom [:-)].

E os bebês né? 40 dias para se transformarem em feto e quarenta semanas para nascerem. No caso do sexo masculino, 40 anos para amadurecerem (na melhor das hipóteses), mas isso é só uma gracinha.

Enfim, quis discutir comigo mesma todos esses 40 (e eles estão fervilhando no meu cérebro que está em overcapacity por sinal, porque tudo resolveu acontecer ao mesmo tempo) porque vou ter eu mesma um período de 40 dias. De que? Sei lá, ainda não consegui entender muito bem. Vai ser um período longe de casa, de filha, de família, de trabalho, de rotina. Sozinha? Não, o que adiciona todos os complicadores possíveis. Mas serão 40 dias tão marcantes quanto todos os outros aí de cima. Como sempre não estou preparada mas me jogo mesmo assim.

Vou ali fazer as malas. Que minha quarentena seja minha purificação, porque com certeza alguma coisa me contaminou.

Nenhum comentário: