terça-feira, 3 de agosto de 2010

Draconis, metus et alii



Felix qui potuit rerum cognoscere causas atque metus omnis et inexorabile fatum subiecit pedibus . . .
(Georgics, Virgil 2.490-492)


*Atendendo a pedidos, a tradução (mais ou menos que meu latim já se foi faz tempo):
De dragões, medo e outros
"Feliz daquele que consegue entender as causas das coisas e ter sob seus pés todos seus medos e destino inexorável"

É marcante como quem mata o dragão é sempre o heroi, quer dizer, o homem. Na grande maioria das histórias - senão em todas, não me lembro de alguma dragon slayer mulher - o dragão é perfurado pela espada masculina (não discutamos a simbologia). E em geral é para salvar a mocinha que está em perigo. E isso se solidifica tanto, entre outras variações do mesmo tema com outros bichos e outras armas, que grande parte das mulheres ainda acha que precisa do salvador com a espada.

Não sou contra salvadores com espada, acho até bem conveniente, porque depois que algumas mulheres inventaram a igualdade, tudo passou a dar muito trabalho e onde bastava piscar os olhinhos agora tem trabalho duro. Os salvadores com espada são úteis em inúmeras situações, e estão rareando. O que se vê muito é o contrário, os homens com medinho dos dragões, dos compromissos dentuços, da intimidade que solta fogo pela boca, do trabalho danado que dá vestir a armadura para que ninguém se aproxime.

Eu não preciso (meus olhos não são azuis como os da imagem, mas eu também sei segurar uma espada) do salvador, mas gosto de ficar na torre esperando o homem da espada. Agora que descobri que ainda existem homens com espada, ficou mais divertido. Salvadores que se jogam, que conversam, abrem suas portas sem medo de invasão, compartilham suas vidas sem medo de entrar eles mesmos no calabouço. Homens que sabem que não são as mulheres que têm as chaves das jaulas onde supostamente querem trancá-los, sabem onde estão os verdadeiros dragões que eles têm que enfrentar.

3 comentários:

Luci disse...

ó céus! latim?
habemus o que messs?
volto depois pra lhe ler
bj

flordelis disse...

pronto, bonita, já está lá. :-)

Luci disse...

Jorge matou o dragão
e mora na lua.
eu diria que dominar o dragão já nos cabe perfeitamente, assim como o dominio da espada (podemos divagar sobre o tema...rs), agora matá-lo, não sei se seria o caso!
rs!
bj
ps: gradecida pela translation!