sexta-feira, 11 de junho de 2010



If the facts don't fit the theory, change the facts.


A imagem é a óbvia, mas é a minha preferida. A citação é que me deu muito o que pensar. Naturalmente ele era um homem de ciência, mas foi o homem de ciência menos típico ever, essa é só uma das citações que comprova isso. Ciência à parte, se é que isso é possível, sem desconsiderá-la quero deixá-la de lado para pensar aonde isso me levou.

Todos os dias nos engalfinhamos com a realidade, em algumas ocasiões ela é particularmente mais cruel em impor sua presença, independente do que se passa dentro de nós ou ao nosso lado. Está triste? Problema seu, é hora de levantar para ir trabalhar. Alguém de quem você gosta morreu ou está doente? Desculpe, mas o sol vai nascer do mesmo jeito e você vai ter que levantar daí e tomar banho e comer. E assim vai, todos sabemos como a realidade se esmera em continuar sendo, sem ligar a mínima para o nosso estado de espírito.

E aí começa. Talvez então, já que ela é tão inexorável, seja o oposto, o nosso estado de espírito é que se importa com ela. Muito já se disse sobre isso e eu não tenho nada a acrescentar. Mas começa a ficar mais claro o verdadeiro significado. Obviamente fatos não podem ser alterados - por isso chamam-se fatos, se fosse diferente seriam hipóteses. Mas acho que a ideia é outra, dentro dessa mesma mas em outra dimensão, o que por si só já é alterar o fato, e isso é fascinante - ser uma coisa e outra ao mesmo tempo - voilá - a relatividade.

Penso então em várias realidades paralelas coexistindo sem o nosso conhecimento, sim, Matrix, mas ainda cabe aqui o trem de Einstein, cada um na sua realidade, e o tempo se curva àquela que criamos para nós. As possibilidades que se abrem são infinitas. Se um conceito tão arraigado como o tempo afinal de contas pode não ser tão real como parece, o que dizer então de sim / não, cedo / tarde demais, ainda, já, normal / anormal, começo / fim?

Como então usar isso? Se a realidade é mutável onde estão as chaves que abrem essa infinidade de mundos paralelos? Acho que há tantas, religiosas, científicas, filosóficas, mas provavelmente cada um também tem a sua fechadura.

Quero que meus mundos paralelos se cruzem com mundos paralelos que habitam a realidade alternativa que vive dentro da minha cabeça. Ou isso até já está acontecendo, tem alguém aí do outro lado me ouvindo?

Nenhum comentário: